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15 dicas para prevenir acidentes de trabalho

Para alertar sobre a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, foi instituída a data de 27 de julho em 1972

27.07.2020

Os acidentes de trabalho ocorrem por diversos motivos, entre eles estão: falta ou uso incorreto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), negligência da empresa com o ambiente de trabalho, falta de treinamento e capacitação para realizar determinadas funções ou falta de atenção dos empregados na realização das tarefas, entre outras.

Para alertar sobre a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, foi instituída a data de 27 de julho em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. O objetivo é promover um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

 

Confira 10 maneiras para prevenir os acidentes no ambiente do trabalho:

 

1. Utilizar equipamentos adequados

O uso de Equipamentos de proteção individual é fundamental para evitar acidentes de trabalho. Portanto, manter-se sempre com uniforme, devidamente sinalizado e protegido, é um dos princípios básicos contra acidentes.

 

2. Comunique imediatamente sobre incidentes que acontecerem

Com essa ação, é possível prevenir o risco de futuros acidentes, da agravação de situações para obter a correção imediata do problema no ato do incidente.

 

3. Evite a pressa

Sabe a clássica frase a pressa é inimiga da perfeição? Muitos problemas acontecem quando há falta de atenção dos profissionais ao realizarem tarefas.

 

4. Uso correto de ferramentas

Para se ter segurança no ambiente de trabalho não se deve improvisar ferramentas ou descuidar de equipamentos. Caso tiver algo faltando, solicite a compra destes materiais para realizar suas funções com segurança.

 

5. Lugar de trabalho não é espaço para brincadeira

Evite a desorganização e as brincadeiras e volte a sua atenção às atividades que estiver executando.

 

6. Atenção ao operacionalizar máquinas

O controle das máquinas sempre estará nas mãos dos profissionais. Portanto, sempre confira as suas máquinas e equipamentos de trabalho antes de iniciar suas atividades, priorizando sua integridade e segurança.

 

7. Evite executar atividades avulsas

Fazer coisas as quais você não está habituado pode ser um problema. Muitos acidentes acontecem pela falta de informação sobre determinado processo ou trabalho, portanto, é importante seguir orientações sobre os riscos de cada atividade e evitar realizar funções sobre as quais não esteja apto a realizar.

 

8. Realizar treinamentos

Muitos acidentes de trabalho acontecem por falta de informação. Por isso, realizar treinamentos, promover palestras e campanhas sobre segurança do trabalho é a melhor forma de prevenir acidentes. Lembrando que neste período de pandemia, os treinamentos podem acontecer de forma virtual ou em grupos menores seguindo todas as precauções de segurança.

 

9. Investir em equipamentos de combate a incêndio

As medidas preventivas adequadas vão desde equipamentos de combate ao fogo como extintores, sinais sonoros, saídas de emergência, até treinamento da equipe sobre Brigada de Incêndio. Todas elas estão previstas no art. 200 da CLT.

 

10. Sinalizar as áreas de riscos, saídas de emergências e equipamentos de segurança

Placas, luzes e faixas de sinalização são formas eficientes de orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, além de informar o uso correto de equipamentos e execução de procedimentos.

 

11. Criação de manual de segurança do trabalho

Documento contendo as políticas de segurança do trabalho específicas da sua empresa, é uma das medidas necessárias para de evitar acidentes. Nesse manual devem constar as regas de segurança estabelecidas, com uma linguagem clara e de fácil entendimento.

 

12. Crie a CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem o objetivo de informar e conscientizar os trabalhadores a respeito das Normas Regulamentadoras (NR) de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Ou seja, a comissão estuda o ambiente de trabalho com a finalidade de identificar riscos de acidentes para promover ações preventivas.

 

13. O conforto no ambiente de trabalho também é importante.

O conforto está diretamente relacionado à saúde física e mental do trabalhador. Portanto, invista em soluções que façam com que a sua empresa se torne um local confortável.

 

14. Monte um planejamento para evitar cada tipo de acidente em potencial

Faça um planejamento que seja capaz de orientar os gestores em relação ao que fazer diante de algum acidente de trabalho. Para isso é preciso ter em mãos o mapeamento de cada tipo de acidente com risco potencial, oferecido pela empresa.

 

15. Contratar uma assessoria de segurança para receber as orientações adequadas

Se você possui é dono de uma empresa e não sabe quais as normas, programas e treinamentos são exigidos para sua atividade o mais indicado é procurar uma consultoria especializada no assunto. Assim você reduz os prejuízos, evita penalidades e problemas de fiscalização trabalhista no seu negócio.

O HIFA Saúde Ocupacional faz a Gestão da Saúde Ocupacional por meio de uma equipe Multidisciplinar. E cuidando da saúde de seus colaboradores, sua empresa também apoia os projetos do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis.

 

 

 

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